FASE-UÉ - Fundo Social para Estudantes da UÉ

A Universidade de Évora preocupa-se em dar as melhores condições e os apoios necessários aos seus alunos!

Candidaturas em Setembro, está atento!

A sociedade portuguesa enfrenta hoje visíveis dificuldades de diversa natureza, em particular as famílias com estudantes a frequentarem o ensino superior. A atual situação tem impacto direto na vida académica destes cidadãos, de tal forma que temos vindo a assistir a um número cada vez maior de alunos com dificuldades em conseguir suportar os encargos inerentes à prossecução dos seus estudos, nomeadamente o pagamento da propina e os materiais de suporte ao curso. Em alguns casos, até mesmo as suas necessidades básicas de alojamento e alimentação são colocadas em causa.

Em 2012 foi criado o Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora (FASE-UE), o qual tem como objectivo prestar apoio aos estudantes em situação de emergência social ou com manifestas e comprovadas dificuldades económicas. O apoio prestado a cada aluno tem a duração de um ano letivo, podendo cada aluno candidatar-se em anos letivos seguintes, e poderá envolver, de acordo com o grau de necessidade apurado, o pagamento da total ou parcial da propina respeitante ao ano em questão, senhas de refeição e/ou comparticipação com os custos de residência universitária.

O FASE-UÉ tem também como finalidade promover a solidariedade e equidade social, bem como a redução do abandono escolar.

Segundo o Senhor Reitor da Universidade de Évora, “este fundo dá um contributo decisivo para o desenvolvimento intelectual e escolar de todos em igualdade de circunstâncias e oportunidades, independentemente da situação económica de cada um.”

No ano letivo 2012/2013 foram apoiados todos os alunos que se candidataram ao FASE-UÉ e que estavam em situação de elegibilidade num total de  cerca de 40 estudantes de 23 diferentes cursos. As candidaturas são analisadas pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Évora nos termos do Regulamento deste fundo, disponível em http://www.sas.uevora.pt.

Publicado em 01.08.2013
Fonte: Estudar