Seminário sobre Medicina Tradicional Tibetana na UE
Foto: Sofia Ascenso
Seminário sobre Medicina Tradicional Tibetana na Universidade de Évora

A Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus da Universidade de Évora acolheu o Seminário sobre Medicina Tradicional Tibetana, que contou com a participação do Dr. Tenzin Deche Kartsang, médico no Instituto Men-tsee-Khang, em Nova Deli, Índia.

A medicina tibetana faz parte do inesgotável legado cultural da civilização budista tibetana.  Na medicina tibetana o diagnóstico da doença é feito principalmente pelo pulso, através da colocação de três dedos da mão do médico (indicador, médio e anelar) no pulso do doente, bem como pela observação atenta das características morfológicas e psicológicas do doente, além do exame da língua, urina e sangue.

Um médico tibetano aconselha o seu paciente a três níveis: correção da atitude psicológica e do comportamento quotidiano, conselhos dietéticos e medicamentos à base de substâncias vegetais e minerais preparados no Men-tsee-Khang em Dharamsala, na Índia.

Este sistema produz bons resultados nas situações de doença crónica, desequilíbrios psicológicos ligeiros, reumatismo, tendo-se, também revelado interessantes as intervenções em situações de esclerose em placas, bem como o trabalho de acompanhamento de pacientes com doenças graves.

A médica tibetana Drª Rinzinla tem visitado regularmente o nosso país, dando consultas de medicina tibetana e acompanhando várias pessoas com doença crónica, aguda, ou mesmo sem sintomas significativos de doença, tendo em conta os nossos conceitos vulgarmente aceites na medicina ocidental. O Dr. Tenzin Deche Kartsang nasceu em 1962 e estudou com grandes mestres da medicina tibetana, como o Dr. Tenzin Chodrak, médico pessoal de Dalai Lama, que também foi professor da Drª Rinzinla, bem como Tenzin Namgyal diretor farmacêutico do “Men-tsee-Khang” (Instituto de Medicina e Astrologia Tibetana -www.men-tsee-khang.org. Atualmente trabalha como médico no Instituto Men-tsee-Khang em Nova Deli. Tem dado consultas e aulas em vários países da Europa e Estados Unidos.

Publicado em 26.11.2012