A exposição "Desenhos da Minha Dor", é um exemplo eloquente do compromisso em destacar e abordar a dor pediátrica.
Esta exposição, que decorreu de 12 a 31 de Março na Escola Superior de Enfermagem, da Universidade de Évora (Portugal), apresenta 19 painéis que permitem ao visitante fazer uma viagem emocional e informativa através do mundo da dor na criança e no adolescente.
Paralelamente, o projeto HUPEDCARE “O ensino superior como motor da Humanização do cuidado da dor Pediátrica”, desenvolvido por 15 Universidades de Africa, América Latina e Europa, do qual a Universidade de Évora é parceira, fortalece esta missão através de uma abordagem prática e integrada. O HUPEDCARE https://project.hupedcare.com foca-se em estratégias para melhorar a qualidade do cuidado pediátrico, incorporando técnicas de alívio e gestão da dor que são cruciais para o tratamento humanizado. Esta exposição, com os cartazes da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), ao demonstrar visualmente a perceção e o impacto da dor através dos desenhos das crianças, realça a importância fundamental da empatia e do entendimento profundo no tratamento da dor infantil.
Juntos, o HUPEDCARE e a exposição "Desenhos da Minha Dor" da APED, trabalham para sensibilizar e educar tanto os profissionais de saúde quanto o público em geral sobre a necessidade de reconhecer e tratar adequadamente a dor em recém-nascidos, crianças e adolescentes, garantindo que estes recebam o cuidado mais compassivo e eficaz possível.
A Coordenadora do Projeto: Ana Frias anafrias@uevora.pt
A equipa: Dulce Cruz; Maria da Luz Barros, Mónica Antunes; Ana Galhanas