Dia Internacional do Enfermeiro 2022

Comemora-se hoje (12 de Maio) o Dia Internacional do Enfermeiro. Todos os anos  a Escola Superior de Enfermagem realiza atividades assinalando a data.

Hoje, a nossa homenagem é a Florence Nightingale:

A 12 de maio comemora-se o Dia do Enfermeiro e, como tal, não podemos deixar de falar da pessoa que impulsionou a enfermagem como profissão e ciência. Na verdade, para Florence Nightingale, a enfermagem era uma arte, tal como a pintura e a escultura, mas cuja tela é o corpo vivo. Pelo seu contributo para com a enfermagem, este dia comemora-se na data do seu nascimento:12 de maio.

O ambiente sociocultural de elite em que esteve inserida desde a infância, permitiram a Florence Nightingale ter acesso a uma educação clássica diferenciada e ao contacto com figuras contemporâneas com destaque na saúde, algo a que apenas algumas famílias e muito poucas mulheres tinham acesso na altura. Estudou diversas línguas, história, filosofia, literaturas clássicas, mas também ciência. Apesar desse ambiente de privilégio, o acesso a áreas destinadas a homens, foi-lhe difícil. No entanto, o contacto com homens do saber, por exemplo na matemática, foi crucial para desenvolver o seu espírito curioso, e sagaz, destacando-se como a melhor aluna dos mestres. Desde cedo, Florence Nightingale foi uma filantropa, ajudando os doentes mais carenciados da aldeia onde residia. Referia-se ao cuidado pelos outros como algo a que estava destinada, um propósito divino. Essa a razão para ter renunciado ao que era esperado de si, pela família e sua classe social – casar com um homem à altura e criar uma família – e, aos 30 anos, começou o seu percurso académico na enfermagem em países como a Alemanha e a França.

Sir Sidney Herbert, Ministro da Guerra aceita os seus préstimos para intervir com as suas enfermeiras no campo bélico, que ocorria na península da Crimeia, onde muitos soldados pereciam ou estavam doentes. Situação que deixava o governo do Reino Unido muito fragilizado. Tomou em responsabilidade essa tarefa e com um grupo de enfermeiras, que formou, foram para o império Otomano. Aí, analisou a situação e realçou que a falta de condições sanitárias e alimentares estavam na origem do problema.  Fundamentava a sua análise em observações meticulosas que registava sistematicamente, usando formas gráficas para as ilustrar.  Eram irrefutáveis as suas conclusões.

Além da enfermagem, Nightingale destacou-se na área da estatística, cujos conhecimentos foram fundamentais para a melhoria dos cuidados aos militares e para as condições de trabalho dos exauridos médicos, envolvidos na Guerra da Crimeia. Olhar o soldado, as doenças infeciosas e os ambientes pestilentos, mudaram o agir. A sua preocupação para analisar e intervir na envolvente, transformou o olhar sobre os determinantes que facilitavam a doença.  Com esta perspetiva coloca em destaque uma nova área, a da saúde pública, de que foi uma das pioneiras. Foi de tal modo importante o seu contributo que, em 1858, foi a primeira mulher nomeada membro da Royal Statistical Society e em 1874 é membro honorário da American Statistical Association.

O sucesso da intervenção nos hospitais militares mereceu que a “Dama da lamparina” fosse convidada para agir nos hospitais civis e dinamizar mudanças, de tal modo que “o hospital não prejudique os doentes” (Notes on Hospital).

A sua ação impar, o seu contributo na época, mereceu um donativo da Rainha entre outros mecenas, que constituíram o fundo Nightingale. Este permitiu criar em Londres, em 1860, no Saint Thomas Hospital, a primeira Escola de Treinamento Nightingale, sendo a formação baseada nos princípios que advogava.

O sistema baseado na formação, no treino, na dedicação, na disciplina, na gestão e na liderança, elevou a enfermagem ao nível de profissionalismo e respeitabilidade significativamente mais elevado, com fundamentos que são, ainda hoje, ensinados nas escolas de enfermagem.  “A Enfermagem é algo que se faz com a cabeça, o coração e as mãos” (Virgínia Henderson).

Notas sobre enfermagem - Princípios Básicos dos cuidados de enfermagem

Quem tinha dinheiro cuidava-se em casa e por isso os hospitais eram locais destinados aos pobres e indigentes, onde se morria de imundice, com origem em negligência grave. As mudanças também se fizeram sentir nos hospitais civis, onde aplicou os seus princípios.  Em Portugal, a sua influência fez-se sentir, por ser assessora do arquiteto da Casa Real inglesa, encarregue de projetar o Hospital da Estefânia.

Identificou populações com necessidades particulares, as mulheres, os alienados e as crianças, que careciam de respostas particulares.

Do seu pensamento e experiência, idealizou e redigiu um conjunto de princípios que colocou em destaque a ação da natureza na cura dos desequilíbrios, ocorridos em volta das doenças. A ventilação, a iluminação, a limpeza, a alimentação são aspectos a serem controlados, de distintos modos, para que os doentes recuperem desses eventos. A inovação desta filosofia de cuidados, destacava que os enfermeiros deveriam desenvolver estratégias para agir diretamente, mas também para colocar em campo estratégias de gestão e de liderança.  Foi de tal modo relevante este aspeto, que muitas chefias de enfermagem eram provenientes da sua escola.

A ação também se prolongou na casa das pessoas onde se transmitiu e ensinou sobre a limpeza, a iluminação, o arejamento e a alimentação, naturalmente na compreensão de um ambiente social especifico.

Aos 90 anos, a 2 de fevereiro de 1880, morre pacificamente, deixando um legado ao Mundo e em particular à Enfermagem.

Somos descendentes de Florence Nightingale, encarregues de transmitir o seu legado. Somos Enfermagem. Estas, razões para comemorar o dia 12 de maio de 2022.

Conselho Pedagógico, maio 2022

Publicado em 11.05.2022