Simulacro - A Terra Treme - 05-11-2021

Hoje, dia 5 de novembro, às 11h05, a Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Évora participou, com a coordenação do Conselho Pedagógico, na atividade A TERRA TREME.

Esta iniciativa é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e procura chamar à atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples, que os cidadãos devem adotar, mas que podem salvar vidas.

Teve a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?

As fotos demonstram o envolvimento e a aplicação dos 3 Gestos BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR, necessários em caso de sismo.

Este exercício, embora muito simples, despertou a atenção, criou sensibilidade para a situação e levantou questões sobre o modo de procedimento em continuidade. Factos que serão passos importantes para o desenvolvimento de estratégias futuras. Encontraram-se diversas fragilidades.  Procedeu-se ao contacto com o Engenheiro João Mestre (chefe de divisão da segurança) para apoiar um projeto de segurança que integre todas as etapas, do 1.º sinal até se ficar em segurança longe do risco, e que inclua formação a todos realçando os papéis de acompanhamento e comando das operações de segurança. Futuras diligências terão o objetivo da proteção de todos e dos locais (do nosso edifício) onde passamos grande parte do nosso tempo.

Para mais informação https://www.aterratreme.pt

O Diretor da Escola de Enfermagem