Dia Internacional do Enfermeiro 2021

Mais um ano em que a Escola Superior de Enfermagem - Universidade de Évora assinala esta data sob o tema proposto pelo Conselho Internacional de Enfermagem (ICN) cujo lema é “Enfermeiros: Uma Voz para Liderar - Uma Visão para o Futuro dos Cuidados de Saúde”.

Com Florence Nightingale nasceu a Enfermagem Moderna e por isso a data do seu nascimento, 12 maio 1820, marca a comemoração do dia Internacional do Enfermeiro. Agora, tal como no seu tempo estamos a viver um evento crítico. No caso atual uma pandemia que “expôs as fraquezas dos nossos sistemas de saúde e as enormes pressões que os nossos Enfermeiros estão a sofrer, bem como a iluminar o seu incrível empenho e coragem (Howard Catton, diretor executivo do ICN, 2021).

Dediquemos o  Dia a refletir sobre o sistema de saúde, e como a inovação na Enfermagem poderá contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde. Todos temos um lugar nesta discussão e por isso juntemo-nos aos fóruns de discussão e reflitamos sobre o contributo dos enfermeiros para o desenho de novos modelos de cuidados de saúde, mais próximos dos cidadãos, mais inovadores e por isso mais ajustados às pessoas e aos desafios das sociedades. Ocupemos o lugar que a responsabilidade nos exige, no centro dos sistemas de saúde e próximos dos cidadãos. Sejamos a voz dos que não conseguem falar por si.

Hoje, na Universidade de Évora, juntamos a nossa voz à de tantos profissionais e cidadãos, que pelo Mundo, oferecem e usufruem de cuidados realizados por enfermeiros.  As circunstâncias são distintas, mas a perseverança é determinante para que cidadãos do Mundo tenham cuidados que lhes permitam viver.

À semelhança do ano passado, marcado pela Pandemia de COVID-19 este dia (12 de Maio) continua a ser um dia diferente, mas com a esperança de tempos melhores. Neste último ano os enfermeiros salientaram-se pela sua Humanidade, Rigor, Paixão, Determinação...Coragem e  Luta pela Vida dos outros e do próprio.

Hoje, a nossa homenagem aos Enfermeiros é acompanhada por uma nuvem de palavras, por nós escritas, que representam o nosso sentir e a representação da enfermagem. Bem hajam!

Conselho Pedagógico da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus

Publicado em 12.05.2021