Outubro Rosa

“Outubro Rosa” é uma iniciativa global em que comunidades de todo mundo assinalam como o mês de sensibilização em relação ao cancro de mama.

 A ação aconteceu pela primeira vez em 1985, promovida pela American Academy of Family Physicians, nos Estados Unidos. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de chamar a atenção da comunidade  para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

 

O Mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinalou-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e  30 de outubro é o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento "Onda Rosa", ao qual se associou este ano a  ESESJD/UÉ, procurando sensibilizar a comunidade académica para a importância vital da  prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. 

 

Publicado em 24.10.2019