Desafio pela Saúde 2019

7ª Edição Desafio Pela Saúde

Desde 1950, que no dia 7 de abril se celebra o Dia Mundial da Saúde. A data comemorativa foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS. Em cada ano, a Organização Mundial da Saúde aproveita a data comemorativa para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde pública a nível mundial.

"Cobertura Universal de Saúde", é este o tema escolhido pela  OMS para as comemorações do Dia Mundial da Saúde 2019. De acordo com esta Organização, estão a ser feitos progressos,  mas milhões de pessoas ainda não têm qualquer acesso a cuidados de saúde. Milhões são forçados a escolher entre cuidados de saúde e outras despesas diárias, como alimentos, roupas e até mesmo uma casa.   A Universidade de Évora, através da ESESJD e do Departamento de Saúde e Desporto tem-se associado às comemorações do Dia Mundial da Saúde, desde há 7 anos, através uma iniciativa que decorre na cidade e concelho de Évora - "O Desafio pela Saúde".Trata-se de uma iniciativa transfronteiriça que surgiu no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, e tem como principal objetivo promover estilos de vida saudáveis, sensibilizando assim toda a população dos benefícios do desporto e da dieta mediterrânica para a saúde.   A 7ª edição do Desafio pela Saúdeque este ano tem como tema "Cobertura de Saúde Universal", vai ter lugar em Évora e Mérida, nos dias 05, 06 e 07 de abril de 2019.

Este evento resulta de uma organização conjunta das seguintes entidades:

• Câmara Municipal de Évora
  • Ayuntamiento de Mérida
  • Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
  • Universidade de Évora (ESESJD e Departamento de Saúde e Desporto)
  • Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Alentejo
  • Administração Regional de Saúde do Alentejo
  • Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Évora
  • Agrupamento dos Centros de Saúde do Alentejo Central
  • Hospital do Espírito Santo, EPE
  • CCDR Alentejo, com o apoio institucional "EUROACE"

Conta ainda com o apoio da Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Delta Cafés, Pingo Doce, DECO, IEFP de Évora e Universidade Saudável de Évora.

O evento realiza-se em vários espaços da cidade de Évora, com especial enfoque na Praça do Giraldo, Complexo Desportivo de Évora e Arena D'Évora.

Publicado em 28.03.2019