Mestrado em Estudos de Enfermagem

Abertas as inscrições para o Mestrado  Estudos de Enfermagem

Temos o privilégio de viver tempos de mudança e como tal tempos de desafios.

Vivemos tempos de mudança porque as pessoas vivem cada vez mais, mas também com mais doenças crónicas e com mais dependência; porque estas pessoas vivem em contextos sociofamiliares e ambientais diferentes, onde a solidão e o isolamento passaram a ser companheiros frequentes; e porque as dificuldades financeiras e a baixa literacia fazem, frequentemente, parte deste diagnóstico.

Vivemos tempos de mudança porque estamos imersos na vertiginosa sociedade da informação.

Vivemos tempos de desafios porque as políticas de saúde tardam em definir uma estratégia agregadora e que impulsione a mudança organizacional necessária para lidar com estas novas realidades.

Vivemos tempos de desafios porque ainda não conseguimos transformar a informação em conhecimento e democratizar o acesso a este.

Vivemos tempos de desafios porque, os profissionais de saúde, confrontados com uma realidade crescentemente exigente, sentem-se frequentemente à beira da exaustão.

A solução tem necessariamente que passar pelo desenvolvimento de novas competências de análise, mas também de intervenção, que dotem os profissionais de capacidades adicionais de ação aos vários níveis, quer sejam políticos, organizacionais ou clínicos, transformando-os em agentes que contribuam para a criação de uma cultura de reforma e contribuindo assim, quer para o desenvolvimento dos cuidados de saúde, quer da profissão e da disciplina de enfermagem.

Para tanto, fica este desafio: venha fazer formação avançada connosco. Oferecemos um Mestrado em Estudos de Enfermagem que resulta da associação de um diversificado grupo de instituições. Temos a firme convicção que conseguimos congregar o que de melhor cada instituição tem para, desse modo, incrementarmos a qualidade da oferta.

Informações e candidaturas em : http://www.oferta.uevora.pt

Professor Doutor Manuel José Lopes

Anexos
Publicado em 12.04.2019