UÉ recebe pela primeira vez eliminatória do FameLab Portugal

A Universidade de Évora (UÉ) recebe, pela primeira vez, uma eliminatória regional do FameLab, o mais popular concurso internacional de comunicação de ciência.

As candidaturas para a eliminatória de Évora, que se realiza no dia 16 de março, estão abertas entre 1 e 22 de fevereiro de 2019, onde serão apurados os semifinalistas. O concurso está aberto a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos, que trabalhe ou estude nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática. O desafio é demonstrar em apenas três minutos a sua capacidade de comunicar ao público em geral os temas científicos mais diversos, recorrendo apenas à palavra e ao gesto.

Os potenciais candidatos podem esclarecer dúvidas e receber “dicas” sobre o concurso numa sessão agendada para o próximo dia 13 de fevereiro, às 18 horas no Anfiteatro do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.

Criado pelo Cheltenham Science Festival com o objetivo de aproximar a ciência e os cientistas do público geral, o FameLab é uma iniciativa promovida no nosso país pelo British Council e pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. A eliminatória regional é organizada pela Universidade de Évora em parceria com o Centro de Ciência Viva de Estremoz.

Como concorrer?

Através do envio de um vídeo da apresentação usando o formulário de candidatura. O tema e a apresentação tem uma duração máxima de três minutos. A qualidade do vídeo não é critério de seleção, o importante é que as apresentações sejam dinâmicas, cientificamente corretas e muitas claras. É possível usar adereços mas apenas os que o candidato consiga levar para o palco.

Todos os finalistas do concurso vão participar numa masterclass de comunicação de ciência antes de se apresentarem na grande final nacional. O vencedor nacional representará Portugal na final internacional, que terá lugar em Cheltenham Science Festival, no Reino Unido.

Tudo sobre o FameLab2019 aqui

Contactos: Susana Campos | Centro de Ciência Viva de Estremoz | ccvescampos@cienciaviva.pt

Publicado em 10.01.2019