UÉ tem mais estudantes em 2018.19

Mais de 1000 novos estudantes ficaram colocados na Universidade de Évora (UÉ) na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) 2018/2019, um aumento de aproximadamente 2,5% face ao ano anterior, contrariando o decréscimo de 2% no número de estudantes colocados nesta fase ao nível nacional.

Somam-se 124 estudantes que iniciam este ano letivo o seu percurso académico, 38 dos quais entraram através do Concurso Local de Acesso para a licenciatura em Música e 86 através do Concurso especial de ingresso para Estudantes Internacionais. Estima-se que, após a conclusão da 3.ª fase do CNA e das restantes vias de ingresso, o número de novos estudantes inscritos na UÉ em Licenciatura, Mestrado Integrado, Mestrado e Doutoramento seja superior a 2000.

“Há um conjunto de indicadores que apontam para uma tendência claramente positiva no que à vitalidade da Universidade de Évora diz respeito”, é a análise de Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, aos resultados do CNA recém-divulgados pela DGES, que destaca, neste âmbito, “o aumento do número de colocados na UÉ, na ordem dos 2,5%, num ano em que as vagas também sofreram um acréscimo de 8% (entre os 5% permitidos pela medida implementada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) relativa à distribuição regional dos estudantes do Ensino Superior e pelas TICES (Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica).

Ana Costa Freitas sublinha, ainda, “a preferência demonstrada pelos estudantes colocados, dos quais 86% escolheram a UÉ como 1ª opção”, bem como “o crescente número de estudantes  internacionais” que considera “excelentes indicadores do reconhecimento da UÉ na formação e preparação dos jovens para o mercado de trabalho.”

No âmbito do CNA, 17 dos 33 cursos oferecidos pela UÉ preencheram a totalidade das vagas: Engenharia Informática, Geografia, Ciências do Desporto, Medicina Veterinária, Ecologia e Ambiente, Design, Teatro, História e Arqueologia, Ciências da Educação, Gestão, Psicologia, Relações Internacionais, Sociologia, Turismo, Património cultural, Línguas e Literaturas e Enfermagem.

Para a 2ª fase, que decorre entre 10 e 21 de setembro, a UÉ abre vagas para todos os cursos, distribuídas principalmente pelas licenciaturas: Arquitetura Paisagista, Educação Básica, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia Mecatrónica, Reabilitação Psicomotora, Biotecnologia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Artes Plásticas e Multimédia, Biologia Humana, Ciência e Tecnologia Animal, Bioquímica, Economia, Arquitetura Biologia, Matemática Aplicada à Economia e à Gestão.

Publicado em 09.09.2018