Colóquio
Cuidado: Pare, escute, olhe e intervenha

O presente Colóquio quer constituir-se como uma ocasião privilegiada para pensar o tema do cuidado no sentido de ultrapassar os lugares comuns a ele ligados, bem como alguns estereótipos mais ou menos instalados sobre o tema.

Ele quer, por isso, mostrar a relação do cuidado com os diversos campos de ação e da vida humana, pondo de manifesto a sua estreita ligação com posições filosóficas e políticas, nomeadamente, com uma conceção que introduza a vulnerabilidade nos modos de pensar antropológicos e com formas de analisar a nossa vida coletiva consequentes com essas conceções do ser humano.

Desta maneira, a questão do cuidado aparecerá estreitamente ligada à da justiça, implicando a ressignificação de cada um dos termos bem assim como a de espaço público.

Demos ao Colóquio o subtítulo de Pare, Escute, Olhe… e intervenha!, explorando o sentido de algo que faz parte da nossa experiência quotidiana.

Pare, Escute, Olhe remete para a necessidade de atenção ao que nos rodeia e de análise do que nos circunda, para detetarmos algum perigo possível. No caso vertente, o que se pretende é que suspendamos as nossas convicções imediatas sobre o cuidado e escutando/lendo outros pontos de vista, os analisemos à luz de perspetivas diferentes das nossas e, por essa via, enriqueçamos as nossas posições iniciais e as solidifiquemos.Contudo, resolvemos acrescentar à expressão canónica e intervenha!, porque queremos que o Colóquio seja um lugar de escuta, mas, igualmente, uma oportunidade de intervenção efetiva, em que, cada pessoa se sinta competente para expor as suas visões e debater as das outras pessoas, num esforço coletivo de melhorar o olhar comum sobre estes temas.

Destinatários

Académicos e Profissionais que lidam com o Bem-estar e o Desenvolvimento Humano – Educadores, Professores, Terapeutas, Enfermeiros, Médicos, Psicólogos, Animadores bem como todos/as pessoas com intervenção num mundo humanizado.

Local: Universidade de Évora, Auditório da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus

Objetivos

Temática: O cuidado e a sua relação com diversos campos de ação nomeadamente as profissões dedicadas ao Bem-estar e desenvolvimento humano.

• Pensar o conceito de cuidado no quadro geral do pensamento contemporâneo;
  • Promover o diálogo interdisciplinar que sustente e amplie a significação do cuidar como dimensão estruturante do desenvolvimento humano;
  • Inscrever a dimensão operatória do conceito na prática profissional educativa, na prática clínica e terapêutica.
Faça a sua incrição aqui.

SEXTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO

9H30

Sessão de abertura

10H00