Faleceu Serge Moscovici

Serge Moscovici, uma das maiores referências mundiais da Psicologia Social, faleceu no dia 16 de novembro, aos 89 anos. Professor emérito da École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Serge Moscovici foi distinguido em 2012 com o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora.

De origem romena e radicado em França, Serge Moscovici (1925 – 2014), é detentor de uma carreira ímpar no âmbito das Ciências Sociais, tendo contribuído para o desenvolvimento da disciplina Psicologia Social, com a introdução de novos modelos e paradigmas, como a teoria das representações sociais, a teoria das minorias ativas e o seu papel nos processos de influência e mudança social ou ainda a teorização relativa nos processos de polarização de grupo.

Foi um dos fundadores da European Association of Experimental Social Psycholoy, desempenhando um papel central no desenvolvimento da disciplina na Europa, e foi pioneiro no domínio dos movimentos ecológicos, alertando para os problemas da preservação da natureza.

Recebeu o prémio Balzan, dos mais relevantes no âmbito das Ciências Sociais, e o prémio Nonino, que distingue personalidades marcantes do nosso século, bem como o Doutoramento Honoris Causa pelo ISCTE.

Publicado em 17.11.2014