Reitor da Universidade do Minho é o novo Presidente do CRUP

O CRUP – Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, reunido em sessão plenária no dia 14 de outubro, procedeu à eleição do respetivo presidente para o triénio 2014-2017, tendo sido eleito o Reitor da Universidade do Minho, Professor António M. Cunha. A Reitora da Universidade de Évora, Professora Ana Costa Freitas, integra como vogal a nova Comissão Permanente, a par da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Professora Maria da Glória Garcia e do Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Professor António Fontaínhas Fernandes.

O novo presidente do CRUP é Professor Catedrático da Universidade do Minho desde 2003, tendo sido eleito Reitor daquela Universidade em 2009 e 2013. É doutorado em Ciência e Engenharia de Polímeros e tem um percurso caraterizado por uma intensa interação com o tecido económico-produtivo. O perfil completo do novo presidente do CRUP pode ser consultado em http://www.uminho.pt/uminho/reitoria/equipa-reitoral .

Conforme avança o comunicado do CRUP, segundo o Professor António Cunha, as prioridades do mandato que agora se inicia devem focar-se no reforço da autonomia universitária e na procura de condições para um financiamento adequado, estável e transparente das universidades públicas. No entanto, o presidente do CRUP não pretende que o seu mandato fique capturado pela discussão de questões orçamentais e elenca dossiês como o regime jurídico das instituições de ensino superior, a carreira docente universitária, a centralidade das universidades na produção científica nacional, a internacionalização e a interação mais efetiva com a sociedade.

Composição dos órgãos do CRUP

Comissão Permanente
Presidente: António M. Cunha (Universidade do Minho)
Vice-Presidente: João Gabriel Silva (Universidade de Coimbra)
Vogais: Ana Costa Freitas (Universidade de Évora), Maria da Glória Garcia (Universidade Católica Portuguesa) e António Fontaínhas Fernandes (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)

Coordenação das Comissões Especializadas:
Assuntos Jurídico-Institucionais: João Gabriel Silva (Universidade de Coimbra)
Ensino: Sebastião Feyo de Azevedo (Universidade do Porto)
Investigação: António M. Cunha (Universidade do Minho)
Assuntos financeiros: António Cruz Serra (Universidade de Lisboa)
Internacionalização: Manuel Assunção (Universidade de Aveiro)

Mais informações em http://www.crup.pt/pt/ .

Publicado em 13.11.2014