Ana Costa Freitas
Foto: Cristina Brázio
Nova Reitora da Universidade de Évora toma posse dia 9 de maio
Professora Ana Costa Freitas pretende “afirmar Universidade de Évora no contexto nacional e internacional”

A Universidade de Évora (UE) acaba de eleger a Professora Ana Maria Ferreira Silva da Costa Freitas para Reitora da instituição. A cerimónia de tomada de posse está marcada para dia 9 de maio, pelas 14h30, nos Sala dos Atos da Universidade de Évora (Colégio do Espírito Santo).

Para este quadriénio, a Professora Ana Costa Freitas conta com uma equipa reitoral renovada constituída por 3 Vice-Reitores e 3 Pró-Reitores. Esta equipa toma posse no mesmo dia e em conjunto vai apoiar a nova reitoria na representação da instituição e na concretização dos objetivos definidos no programa.

A nova equipa reitoral assume ser fundamental afirmar a Universidade de Évora como um dos principais motores de desenvolvimento regional, contribuindo para a formação de futuras gerações. A diferenciação da UE é também uma aposta da nova Reitoria, "razão pela qual foram definidos como objetivos estratégicos para este mandato a aposta em áreas de excelência reconhecidas", refere a Professora Ana Costa Freitas. "O reforçar do acompanhamento estudantil e a requalificação do parque residencial são outras medidas a desenvolver e que podem contribuir para a qualidade do modelo educativo", afirma.

Mas a projeção da Universidade de Évora a nível nacional e internacional é também uma prioridade e, para isso "foi definida uma estratégia apoiada no conhecimento e na excelência, sendo prioritário alargar a rede de instituições parceiras nacionais e internacionais, nomeadamente através de formações conjuntas com outras instituições como a Universidade da Extremadura, colocar a instituição em novos rankings e captar novos fundos europeus", reforça a nova Reitora.

Para a concretização dos objetivos definidos, a Professora Ana Costa Freitas assume que durante o seu mandato é ainda essencial a aposta na sustentabilidade a nível económico e ecológico. Aumentar as receitas da instituição através da captação de novos alunos, da prestação de serviços e reduzir as despesas recorrendo, por exemplo, às energias renováveis e à utilização de fontes próprias de água, são também algumas medidas a implementar.

A Reitora Ana Costa Freitas

Licenciada em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia, Doutorada em Biotecnologia Alimentar e com Agregação em Técnicas Cromatográfica aplicadas à Indústria Alimentar, pela UE, a Professora Ana Costa Freitas é docente do Departamento de Fitotecnia da UE. No currículo da nova Reitora destaca-se a colaboração enquanto Conselheira no Gabinete de Conselheiros Políticos do Presidente da Comissão Europeia, em Bruxelas (2011-2013), o cargo de Vice-Reitora (2006 e 2010) e de membro do Conselho Geral (dez. 2012 – out. 2013) da Universidade de Évora.

Mais informações sobre programa da cerimónia de Tomada de Posse, aqui.

Publicado em 08.05.2014