"Herança do Silêncio" - ação de sensibilização/debate sobre violência doméstica

Ação de sensibilização/debate com exibição de filme sobre violência doméstica, no namoro e a igualdade de género.

Divulgação de acção de sensibilização/debate com exibição de filme sobre violência doméstica, no namoro e a igualdade de género.

O filme, intitulado “HERANÇA DO SILÊNCIO”, com a duração de 35 minutos, tem autoria e realização de José Meireles e é interpretado por actores e actrizes conhecidos do público.

O debate é orientado por técnicos especializados da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima).

Consulte a informação anexa:

• Sinopse
  • Cartaz
  • Curso de Formação em Igualdade de Género

___________

Sinopse curta
Herança do Silêncio propõe-se como uma homenagem às mulheres assassinadas e vítimas de violência doméstica, em Portugal.
Carlos, de 47 anos é ator. Vive com a filha, Luisa, estudante universitária, de 23, prestes a partir para Moçambique onde fará voluntariado. Ao andar superior do prédio onde habitam, na cidade de Lisboa, chega um casal conflituoso. A mulher, Leonor, psicóloga na universidade, apesar de maltratada, aguenta em silêncio. A situação revolta Luisa, mas o pai, ex vítima de violência doméstica, impede-lhe a ação. A rapariga não entende a resignação da vizinha e indigna-se também com a amiga Ana, de 22 anos, sua colega na faculdade, que vive uma relação instável com Simão, um surfista de 25. Os ciúmes dele levaram a que Ana se anulasse de tal maneira, que a amiga mal a reconhece. E por isso Luisa não se vê a namorar. Ana começa consultas com Leonor: os frequentes estados de pânico que a apoquentam revelam sintomas de depressão. Em nova crise de ciúmes, Simão acaba a relação. Ela sente-se perdida, com medo de morrer. Pede ajuda à amiga. Conta com o apoio de Carlos e do seu cmpanheiro, um psiquiatra que vivera uma relação homossexual dominadora. Simão pretende reatar, mas é tarde demais. Luísa toma conhecimento de que a amiga recorrera a Leonor e conta-lhe o martírio em que a vizinha vive. Na consulta Ana resolve confrontar a psicóloga. Leonor confessa a sua fraqueza. Entretanto, Luisa terá iniciado uma relação sob anonimato. Mentindo ao pai, ela diz que vai passar o fim de semana fora com Ana. Simão espera-a no seu carro e os dois, apaixonados, partem para uma viagem romântica. Vítima de nova cena de violência, Leonor foge de casa pedindo auxílio. Carlos acolhe-a. Ela telefona à polícia, pedindo-lhe para ser sua testemunha.

Organização: Associação Portuguesa de Apoio à Vitima; Universidade de Évora
Em 31.10.2013