Medicina Tradicional tibetana

Conferência

A medicina Tibetana faz parte do inesgotável legado cultural da civilização Budista Tibetana. Citando Sua Santidade Dalai Lama [Baker, Ian A. (1997) - The Tibetan Art of Healing] “A medicina Tibetana é um sistema que pode contribuir substancialmente para manter a saúde mental e física, sendo a saúde considerada como uma questão de equilíbrio. A variedade de circunstâncias, tais como a dieta, estilos de vida, condições sazonais e mentais podem perturbar esse equilíbrio natural, conduzindo a diferentes tipos de doenças”.

Na Medicina Tibetana o diagnóstico da doença é feito principalmente pelo pulso, através da colocação de três dedos da mão do médico (indicador, médio e anelar) no pulso do doente, bem como pela observação atenta das características morfológicas e psicológicas do doente, além do exame da língua, urina e sangue.

Um médico tibetano aconselha o seu paciente a três níveis: correcção da atitude psicológica e do comportamento quotidiano, conselhos dietéticos e medicamentos à base de substâncias vegetais e minerais preparados no Men-tsee-Khang em Dharamsala, na Índia.

Este sistema produz muito bons resultados nas situações de doença crónica, desequilíbrios psicológicos ligeiros, reumatismo, tendo-se, também revelado interessantes as intervenções em situações de esclerose em placas, bem como o trabalho de acompanhamento de pacientes com doenças graves (cancro, SIDA).

O Dr. Tenzin Deche Kartsang nasceu em 1962. Estudou com grandes Mestres da Medicina Tibetana, como o Dr. Tenzin Chodrak, médico pessoal de Sua Santidade Dalai Lama, bem como Tenzin Namgyal director farmacêutico do “Men-tsee-Khang” (Instituto de Medicina e Astrologia Tibetana - www.men-tsee-khang.org). Atualmente trabalha como médico chefe no Instituto Men-tsee-Khang em Nova Deli. Tem dado aulas, conferências e consultas na Ásia, E.U.A, bem como em vários países da Europa.

Entrada Livre
(limitada à capacidade da sala)
Para mais informações contactar Helena Calado calado.helena@gmail.com

Organização: Escola Superior de Enfermagem São João de Deus