Enfermagem

duração: 3 semestres
90 ECTS (90 obrigatórios em UCS; )
data de acreditação: 23/04/2015
prazo de acreditação(anos): 6
Cód. Par Estabelecimento/DGES: /6734

Apresentação

Este Mestrado pretende desenvolver conhecimentos e competências para a intervenção especializada num domínio de enfermagem, evidenciados em níveis elevados de julgamento clínico e tomada de decisão, tendo em conta as respostas humanas aos processos de vida e aos problemas de saúde.

Procura ainda promover a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde, com recurso à investigação, a uma prática baseada na evidência e aos referenciais éticos e deontológicos.

O Mestrado em Enfermagem visa capacitar os estudantes para a governação clínica, a liderança de equipas e de projetos bem como para a supervisão e gestão dos cuidados, nos diferentes contextos da prática clínica.

Finalmente, pretende ainda contribuir para o desenvolvimento da disciplina e da formação especializada, sendo as áreas de especialização Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública, de Reabilitação, de Saúde Familiar, de Saúde Infantil e Pediátrica, de Saúde Mental e Psiquiátrica, e ainda Enfermagem Médico-cirúrgica a pessoa em situação crítica, bem como a pessoa em situação crónica e paliativa.

Saídas Profissionais

Exercício liberal da profissão ou exercício da profissão em instituições públicas ou privadas; hospitais gerais e especializados; centros de saúde; escolas; clínicas médicas e de enfermagem; empresas.

Adjunto(s)

Adriano de Jesus Miguel Dias Pedro
Ana Paula Gato Rodrigues Polido Rodrigues
Ana Paula Gonçalves Antunes Sapeta
Ermelinda do Carmo Valente Caldeira

Gestor Académico

Rui Pedro Simões Passão

Teses Concluídas

Clique aqui.