Ação de Formação Continua - Técnico de Apoio à Vítima (TAV)

Este curso surge no âmbito da candidatura ao POISE Tipologia 3.15. Formação de Públicos Estratégico com a finalidade de apoiar projeto dirigidos à qualificação de profissionais de diversas áreas em domínios associados à promoção da igualdade de género, à prevenção e combate às discriminações em função do sexo, da orientação sexual e da identidade de género, à prevenção e combate à violência doméstica, e em geral, à violência de género, incluindo mutilação genial feminina, prevenção e combate de tráfico de seres humanos e ao apoio e acompanhamento especializado a vítimas e agressores.

Descrição

Formação de agentes qualificados/as - Profissionais que prestam apoio técnico direto às vítimas/sobreviventes de violência doméstica / violência nas relações de intimidade das seguintes áreas: educação, saúde e saúde mental, psicossocial, desenvolvimento comunitário, jurídica.

A formação segue uma metodologia ativa e participativa, promovendo a partilha de experiências e de saberes e a contextualização teórica partindo da prática dos/as formadores/as.  Pretende-se promover nos profissionais “Técnicos/as de Apoio à Vítima” uma visão transversal e integrada sobre a problemática da Violência Doméstica por forma a aprofundar competências no âmbito da intervenção junto das vítimas.

Além da componente teórica, dos módulos constarão também aulas teórico-práticas

Objectivos

- Qualificar “técnicos/as de apoio à vítima” de acordo com a legislação em vigor;

- Promover a visão transversal e integrada dos diversos agentes ativos sobre a problemática da Violência Doméstica;

- Adquirir e aprofundar competências no âmbito da intervenção na área da Violência Doméstica

Destinatários

Profissionais que prestam apoio técnico direto às vítimas/sobreviventes de violência doméstica/violência nas relações de intimidade das seguintes áreas: educação, saúde e saúde mental, psicossocial, desenvolvimento comunitário, jurídica.

Conteúdos do Curso

Módulo I     - Perspetiva história da violência na Família - 6 H

Módulo II    - Vitimologia: conceitos gerais - 6 H

Módulo III   - Violência Doméstica: conhecer a situação e refletir sobre ela - 18 H