Projeto VIH/Sida

É um projeto de intervenção comunitária, liderado pela Professora Doutora Ana Frias, dirigido a toda a comunidade da Universidade de Évora (UÉ). Parceria entre a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) e a UÉ, e tem como finalidade principal promover conhecimentos e comportamentos preventivos face à Infeção pelo VIH/SIDA e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), junto da comunidade académica.

Utiliza a educação pelos pares como metodologia de intervenção em educação para a saúde. Através da adesão voluntária de estudantes (Pares) que recebem formação nos principais domínios do projeto, planeiam-se intervenções de proximidade em que estes disseminam a informação a toda a comunidade académica.

Concluídas as duas primeiras bolsas de formação, prepara-se agora a intervenção pelos diferentes espaços da UE com recurso à unidade móvel de saúde da ARSA, técnicos do Centro de Aconselhamento e Deteção do VIH (CAD), enfermeiras da Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora (UCC), professores da Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus e estudantes do curso de enfermagem e do curso de psicologia. Nesta intervenção a comunidade académica poderá realizar o teste rápido de VIH e receber aconselhamento nas áreas da saúde sexual e reprodutiva e contraceção de barreira.

Até ao final de 2013 poderá encontrar-se esta equipa em algumas tardes de quintas-feiras (a marcar e divulgar oportunamente), nos vários polos da UÉ.

A par das atividades será desenvolvido um estudo de caraterização de atitudes, conhecimentos e comportamentos face à infeção pelo VIH/SIDA. Todas as intervenções serão sujeitas a avaliação.

Publicado em 17.10.2013