Universidade de Évora integra consórcio que visa promover Vida Saudável e Envelhecimento Activo

Foi aprovada no dia 09 de dezembro a candidatura apresentada pelo consórcio InnoLife, da qual a Universidade de Évora é parceira, a nova Comunidade de Conhecimento e Inovação  (KIC – Knowledge Innovation Community) na área da Saúde, com o objetivo de promoção da “Vida Saudável e do Envelhecimento Ativo”.

O InnoLife, um consórcio constituído por 140 parceiros, compreendendo empresas, centros de investigação e universidades de países europeus, foi selecionado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) como Comunidade de Conhecimento e Inovação para a Saúde (EIT HEALTH). Com um orçamento total que ultrapassa os dois mil milhões de euros, é uma das maiores iniciativas na área da Saúde com financiamento público em todo o mundo.

O grande objetivo do consórcio é promover o empreendedorismo e fomentar a inovação na área da “vida saudável e do envelhecimento ativo”, através de uma eficaz transmissão de Conhecimento dos centros de investigação e universidades para os restantes setores da sociedade, dotando assim a Europa de novas oportunidades e recursos. Tal será feito através da apresentação de produtos, serviços e desenvolvimento de conceitos que visam melhorar a qualidade de vida e contribuir para a sustentabilidade dos cuidados de saúde em toda a Europa. Prevê-se que em 2018, se atinja o objetivo, entre outros, da criação de 70 start-ups por ano.

Este é um importante passo numa área estratégica como a Saúde, respondendo de forma exemplar aos desafios da especialização inteligente que orienta o investimento comunitário na Investigação e Desenvolvimento.

Localizada numa região de baixa densidade demográfica e com um elevado índice de população idosa, a Universidade de Évora orgulha-se de integrar o consórcio Innolife, prevendo-se, neste âmbito, um estímulo da criação de redes, o surgimento de novos projetos ao nível das diversas áreas científicas e empresas e produtos que visem a longo prazo colmatar as dificuldades das populações, no que diz respeito ao acesso aos cuidados de saúde e à promoção da qualidade de vida.

Para iniciar e coordenar os vários projetos integrantes, os parceiros do consórcio vão criar uma nova empresa, com sede em Munique, Alemanha. As atividades regionais serão organizadas pela localização partilhada em centros de Heidelberg (Alemanha / Suíça), Barcelona (Espanha), Londres (Inglaterra), Paris (França), Roterdão (Holanda / Bélgica) e Estocolmo (Suécia / Dinamarca). Uma parte integrante da EIT Saúde é o conceito “InnoStars” que visa ampliar a participação de parceiros na Hungria, Polónia, Eslovénia, Croácia, Portugal e País de Gales. As regiões dos países “InnoStars” vão cooperar ativamente entre si e com os centros co-localizados, com vista à inovação em Saúde.

Sobre o EIT
O EIT é um órgão independente da União Europeia, criado em 2008 para estimular a inovação e empreendedorismo em toda a Europa, com o objetivo de superar alguns dos seus maiores desafios. O instituto reúne as principais instituições de ensino superior, laboratórios de investigação e empresas para formar parceiras transfronteiriças - Comunidades de Conhecimento e Inovação, KIC’s - que desenvolvem produtos e serviços inovadores, iniciar novas empresas, e treinar uma nova geração de empresários

Sobre a KIC
Parceria de grande autonomia das instituições de topo do ensino superior, organizações de investigação, empresas e outras partes interessadas no processo de inovação, que aborda os desafios sociais através do desenvolvimento de produtos, serviços e processos, e também para apoiar empreendedores inovadores. Uma KIC liga centros de inovação orientados por excelência aos centros de co-localização, com vista a tornarem-se importantes centros de excelência para competir e colaborar com outros centros de inovação em todo o mundo.

Mais informações em https://eithealth.eu/

Publicado em 11.12.2014