OPSS
Observatório Português dos Sistemas de Saúde apresenta Relatório de Primavera 2014

O Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) apresenta hoje, dia 30 de junho, pelas 14h30, na Fundação Calouste Gulbenkian, o Relatório de Primavera 2014, este ano com o título “Saúde: Síndroma de Negação”. Disponibiliza-se abaixo o Relatório para download.

“Saúde: Síndroma de Negação” é o título do Relatório de Primavera 2014, justificado, como é referido na sua nota introdutória, pela “existência dos dois mundos que o OPSS referia em 2013 – “o oficial, dos poderes, onde, de acordo com a leitura formal, as coisas vão mais ou menos bem, previsivelmente melhorando a curto prazo, …; e um outro, o da experiência real das pessoas …”, conjugadamente com o facto de qualquer notícia menos boa ser prontamente desvalorizada ou atalhada com respostas tardias e pouco realistas”.

Ao longo dos anos, o OPSS tem-se dedicado ao estudo de uma pluralidade de temáticas no âmbito do sistema de saúde português. De entre elas, podem destacar-se: a boa governação, o acesso aos cuidados de saúde, os cuidados de saúde primários, as parcerias público-privadas, a política do medicamento, o financiamento e contratualização, o planeamento e estratégias locais de saúde e os sistemas e plataformas de informação.

O OPSS cumpre assim, pelo décimo quinto ano consecutivo, a sua missão de analisar, de forma independente e objetiva, a evolução do sistema de saúde português e os fatores que a determinam.

De referir que o OPSS conta na sua coordenação com a presença do Professor Manuel Lopes, docente e Diretor da Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus da Universidade de Évora.

O OPSS é uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Publica da Universidade Nova de Lisboa (ENSP), o Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC) e a Universidade de Évora, este ano reforçada com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Publicado em 30.06.2014
Fonte: GabCom | UÉ